Notícias

Setores público e privado apresentam proposta de Fórum para o Desenvolvimento Regional

Prefeituras, Câmaras de Vereadores e entidades empresariais de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa projetam ações comuns

Os prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e de entidades empresariais de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa apresentaram na noite de terça-feira, 15 de setembro, a proposta que visa estabelecer um planejamento estratégico e uma agenda de ações para o fortalecimento das três cidades. O denominado Fórum Permanente para o Desenvolvimento foi lançado em evento realizado na CIC de Garibaldi.

Os trabalhos de organização dos objetivos da iniciativa começaram em 3 de julho. Até a apresentação oficial foram cinco encontros que definiram as bases e metodologia da ação. Um grupo de trabalho foi criado, formado por representantes de cada um dos órgãos e associações. Uma pesquisa já está em andamento para definir as prioridades e ações que podem ser executadas em conjunto.

“Eu acredito muito nisto. A nossa entidade acredita muito neste projeto. A expectativa é muito grande e já temos um número expressivo de ideias que estão surgindo, o que vai nos levar a produzir um plano significativo. Se vivemos um momento de crise, essa iniciativa passa por cima desse clima negativo e nos prepara para quando esta onda passar. Estaremos muito preparados para o futuro”, salientou a presidente da CIC de Garibaldi, Alexandra Nicolini Brufatto.

O técnico do Sebrae, Tiago Centenaro Mignoni, está orientando a definição do projeto. Com a participação de consultor do Sebrae, um projeto de trabalho será definido. A apresentação oficial do Fórum de Desenvolvimento e de seus objetivos está marcada para o dia 15 de setembro, na CIC de Garibaldi.

Segundo ele, o Fórum é um ambiente muito propício para possibilitar ações concretas de desenvolvimento. “Se esta região alcança índices muito positivos deve-se, principalmente, a iniciativas desta natureza. Se quisermos um futuro melhor é preciso continuar com este perfil empreendedor e proativo”, salientou.

Os três municípios possuem uma área conjunta de 680 quilômetros quadrados e, conforme estimativas do IBGE para 2015, uma população de 175 mil habitantes. A distância entre os acessos principais das cidades-ponta, pela BR 470, é de apenas 14Km. Economicamente, com suas bases na indústria - principalmente nas áreas vinícola, moveleira, metalúrgica, avícola e de laticínios -, a soma de seus índices de retorno de ICMS colocaria as cidades na sexta colocação no ranking do Estado.

Os prefeitos, Guilherme Pasin (Bento Gonçalves), Antonio Cettolin (Garibaldi) e Fernando Xavier da Silva (Carlos Barbosa) salientaram a importância da proposta. Para Pasin é fundamental unirmos ainda mais estes municípios. “Precisamos aproximar ainda mais estes municípios que estão unidos  umbilicalmente e entender os conceitos mais plenos pela busca de políticas públicas regionais, através de pautas conjuntas e permanentes. Colocamos nossa estrutura a disposição para trabalharmos pontos de convergência da região”
Xavier disse que o grande desafio deste grupo é encontrar uma forma para entusiasmar as pessoas. “Precisamos encontrar uma estratégia para entusiasmar os habitantes desta região. Se conseguirmos isso, em um período muito curto, nós estaremos em outro patamar de desenvolvimento. Acredito e vou lutar muito por isso”. Para Cettolin, a criatividade e a união de ideias, com ações efetivas irá resultar em benefícios constantes.

Para o presidente do CIC de Bento Gonçalves, Leonardo Giordani, a criação do Fórum é um momento histórico para as cidades envolvidas. “Nosso maior objetivo é poder planejar ações que nós mesmos poderemos executar. A ideia de todos os integrantes deste grupo é agir, sem interferir no trabalho das demais instituições já organizadas que atuam para o desenvolvimento regional. Nosso intuito é definir o que nós podemos fazer por nós mesmos. Quais são as soluções que podemos encontrar para os nossos problemas comuns”, completou Giordani.

Conforme o cronograma de atividades, a pesquisa para a definição das prioridades segue até o dia 10 de outubro. A apresentação do resultado e o início da definição do plano de ação acontece cinco dias depois, em encontro de trabalho no CIC bento Gonçalves.



Texto e fotos: Cassius André Fanti