Deputada Federal Denise Pessôa destina R$ 225 mil para a Fenavinho
A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) destinou R$ 225 mil para apoiar a realização da Fenavinho, em Bento Gonçalves. O recurso será destinado ao fortalecimento da estrutura e da divulgação de uma das mais tradicionais festas da Serra Gaúcha, que valoriza a cultura, o turismo e a economia regional. “A Fenavinho representa a força da nossa cultura, da nossa história e da economia de Bento Gonçalves e de toda a Serra Gaúcha. Destinar recursos para esse evento é investir no turismo, na valorização dos produtores e nas oportunidades que essa festa gera para a comunidade”, destaca a deputada Denise Pessôa.
A entrega do recurso ocorreu durante agenda da parlamentar em Bento Gonçalves nesta sexta-feira (19). Participaram da entrega da emenda o prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli; o presidente do CIC-BG, Daniel Panizzi; a coordenadora da 21ª Fenavinho, Ana Maria De Paris Possamai; e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Para Panizzi, o gesto reforça o quanto a cultura da uva e do vinho está presente na região de forma enraizada, oportunizando trabalho e desenvolvimento econômico. “A cultura do vinho fez com que nossa região se desenvolvesse e se tornasse o que é hoje. Eventos como a Fenavinho fazem com que isso seja mostrado a todos, e é nosso dever valorizar essa cultura, pois além de promover o setor como um todo, reflete a nossa identidade”, disse o presidente do CIC-BG. O prefeito fez questão de mostrar como o poder público se alia a iniciativas que promovem o desenvolvimento regional. “O poder público tem o compromisso de apoiar eventos que movimentam a economia. Festas como essas geram negócios, atraem visitantes e mostram a nossa história”, comentou Lucatelli.
Silvia Massruhá esteve no município para participar da inauguração do novo Centro Técnico e Multiusuário da Embrapa Uva e Vinho, estrutura que recebeu investimentos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, no valor de R$ 16 milhões. O novo prédio amplia e moderniza laboratórios e espaços destinados à pesquisa, inovação, transferência de tecnologia e comunicação, fortalecendo a atuação da unidade, que há 50 anos contribui para o desenvolvimento da vitivinicultura e da produção de alimentos no Brasil.
