Notícias

Parceiros Voluntários quer ampliar a rede de solidariedade em Bento Gonçalves

 

ONG tem programas para pessoas físicas e jurídicas exercitarem sua contribuição social

 

‘Voluntariar faz mais bem para quem doa do que para quem recebe’ – a declaração convicta de Amanda Barreto Teresa Rosin (conheça a história a seguir) é a aposta da ONG Parceiros Voluntários para sensibilizar os bento-gonçalvenses a ampliarem a rede de solidariedade em favor da promoção do bem-estar social no município.

Desde o ano 2000, a entidade vem trabalhando para captar cidadãos dispostos a ajudar o próximo e promover ações com finalidade assistencial. Hoje, conta com cerca de 100 pessoas físicas e cinco empresas participantes cadastradas – números que a Parceiros Voluntários espera incrementar ao longo do ano. “O poder do voluntariado é transformador, por isso queremos engajar cada vez mais a comunidade nessa prática. O principal mito que trabalhamos para combater é a falta de tempo – é possível fazer a diferença dedicando umas poucas horas no mês, e o resultado é recompensador”, garante Angélica Somenzi, coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves.

Existem programas de voluntariado específicos para Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Em ambas modalidades, os interessados escolhem as ações que irão voluntariar, priorizando aquelas que estiverem relacionadas às suas habilidades e, ao mesmo tempo, lhes proporcionam bem-estar. Quem quiser conhecer os benefícios de praticar o voluntariado no modo ‘Voluntário Pessoa Física’ pode procurar a Parceiros Voluntários e participar de uma reunião de conscientização, com apresentação do trabalho realizado pela ONG. Então, alguns cadastros são preenchidos para identificar de que forma a pessoa pode contribuir. A atividade ocupa, em medida, apenas horas semanais.

No caso do programa destinado às empresas, o objetivo é incentivar o envolvimento das corporações na transformação da realidade social. Companhias interessadas em desenvolver algum projeto social recebem, da Parceiros Voluntários, o auxílio necessário para a criação e a realização de ações comunitárias. As atividades podem ocorrer dentro ou fora da empresa, de acordo com a disponibilidade do empreendimento.

Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br, com a coordenadora da ONG, Angélica Somenzi.

 

Uma vida dedicada ao voluntariado

Amanda Barreto Teresa Rosin, 37 anos, pratica o voluntariado há quase duas décadas. Quando chegou a Bento Gonçalves, vinda de São Paulo, uma das primeiras ações que realizou foi procurar formas de ser útil para a sociedade. Com o apoio da Parceiros Voluntários, ingressou como voluntária no Hospital Tacchini – onde se tornou funcionária. Na instituição, Amanda visita pacientes internados em diversas alas hospitalares, especialmente hemodiálise e pediatria. “Passo nos quartos, entrego brinquedos e, claro, brinco com as crianças, ofereço uma palavra amiga e conforto aos pais. Não há preço que pague a alegria interior proporcionada por doar tempo e atenção”, enfatiza. A chegada do filho, Augusto, comprovou a importância de dedicar amor ao próximo. Quando o menino esteve internado no hospital, Amanda trocou de papel – e soube como é receber carinho em momentos de dificuldade. “Naquele instante eu entendi o retorno que meu voluntariado proporciona. Foi algo indescritível”, relata.

 

Empresas também podem melhorar o convívio social

Seja de pequeno, médio ou grande porte, o tamanho da diferença que uma empresa pode fazer na realidade social é enorme, e condiz com a disposição de sua equipe em colaborar com quem mais necessita. Exemplo de como é possível encaixar um tempo na agenda de trabalhos para fazer o bem é o da Iva Espaço de Beleza. Dos 33 anos de atuação no mercado local, dois já são dedicados à solidariedade por meio da Parceiros. Atualmente, o salão participa do projeto ‘Curumim’ - mantido pelo 6º BCom de Bento Gonçalves e que atende meninos de baixa renda – realizando cortes de cabelo. O espaço também participa de outras ações, como dias de beleza para comunidades carentes e instituições de cunho social. “Trabalhar ao lado da Parceiros Voluntários faz valer ainda mais a pena tudo aquilo que fazemos”, reforça Iva Vivan, sócia e fundadora da empresa.