Notícias

Parceiros Voluntários beneficia quase 9 mil pessoas com ações sociais

Quando a solidariedade é transformada em números, a expressão de sua relevância em prol de quem precisa é ainda mais impactante: quase 9 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações da Parceiros Voluntários em 2017. Os bons resultados são motivação para a meta de superar o indicador ao longo desse ano. “Nosso propósito com o capital humano não é apenas com as pessoas, mas sim com os setores que envolvem essa grande entidade”, comenta a coordenadora, Angélica Somenzi.

No ano de seu 18º aniversário, a entidade pretende, também, suplantar as mais de 100 ações que beneficiaram 12 escolas ao longo de 2017, atendendo ao todo 19 entidades organizadas da sociedade civil, graças aos voluntários e aos mantenedores. A ONG contou, ainda, com a disposição de quatro empresas que doaram horas e funcionários para levarem o bem à sociedade, dentro do Programa Voluntário Pessoa Jurídica. São iniciativas que visam a atender tanto as necessidades do corpo quanto as da alma, numa simbiose capaz de aumentar a autoestima e evocar o sentimento de pertencimento à comunidade.

Distribuições de alimentos e brinquedos, como as ofertadas a estudantes e crianças de educandários do bairro Municipal, misturaram-se a entregas de afeto e carinho, como as dedicadas aos vovôs do Lar do Ancião ou às pacientes de quimioterapia do Hospital Tacchini. No meio de tudo isso, ainda houve espaço para a disseminação de cultura e de conhecimento, por exemplo, com o programa Tribos da Cidadania, envolvendo algumas escolas do município. Mas não há como destacar uma única ação marcante do ano, diz Angélica. “Todas têm um impacto social, independentemente do número de atingidos, uma vez que a participação nas atividades oportuniza pessoas e comunidade a serem melhores”, avalia.

O despertar desses sentimentos, advindos das ações concretas protagonizadas pela ONG, acaba sendo o principal trabalho da entidade. Como tem o poder de se espalhar entre pessoas e empresas, acaba sendo responsável pelo ingresso de mais voluntários nas ações da Parceiros Voluntários. A coordenadora ressalta o envolvimento pró-ativo dos voluntários, que mesmo diante do pouco tempo disponível, encontraram formas de prestar atendimento. “Eles não queriam apenas ajudar, mas também fazer o diferencial na vida de alguém”, diz Angélica.

Além de promover o bem ao próximo, os voluntários acabam tão ou mais beneficiados do que quem recebe os atos de solidariedade. “No voluntariado nasce sempre a esperança de um ano melhor, então esperamos 2018 com muitos voluntários e empresas cadastradas, pois no final, quem mais ganha com o voluntariado é quem faz o voluntariado, pois nessa corrente do bem fazemos amigos, acumulamos experiências, nos nutrimos de puro amor”, opina a coordenadora da Parceiros Voluntários.

Para participar desta corrente do bem basta entrar em contato com a Parceiros Voluntários – pelo telefone (54) 2105.1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br. Tanto as pessoas físicas quanto jurídicas podem ser agentes transformadores da sociedade, basta um pouco de disposição para o trabalho voluntário.