Notícias

Entenda como funciona o consultório para prevenção da covid a trabalhadores

Impedir o agravamento dos primeiros sintomas da covid-19, a fim de evitar novos contágios, manter a vida e preservar a economia, constitui-se no principal objetivo do consultório viabilizado pelo movimento Unidos por Bento.

Veja detalhes na apresentação, clicando aqui.

O serviço, exclusivo para trabalhadores, entrou em funcionamento na última terça-feira (27) e pretende compartilhar a melhor prática para a prevenção ao contágio da covid nas empresas. Dessa forma, quer garantir maior proteção aos colaboradores e familiares e assegurar produtividade para os negócios, mantendo abertas atividades econômicas, educacionais e de lazer e recreação.

O consultório é voltado apenas para trabalhadores que apresentem os primeiros sinais da doença (dores pelo corpo, diarreia, coriza, perda do olfato e paladar). Ao manifestar esses sintomas de síndrome gripal, o funcionário deve procurar o RH da empresa, sendo imediatamente encaminhado ao consultório para atendimento.

Após consulta imediata, o funcionário é isolado até o quarto dia de sintoma, quando deve retornar ao consultório para testagem. Caso positive para corona, ficará 14 dias de atestado; se o resultado der negativo, ele volta para o trabalho.

O serviço também fará uma rastreabilidade dos contatos do suspeito de ter covid, com tratamento médico e orientações aos familiares e a pessoas do círculo de convivência do funcionário. Os profissionais do consultório ainda farão o acompanhamento do funcionário infectado por 14 dias, com reconsulta e tratamento para os que evoluírem para a fase inflamatória da doença (febre persistente, tosse com piora de demais sintomas). “O consultório é importante porque realiza testes na hora certa, isola e controla a pessoa infectada, controla a disseminação e trata e assiste adequadamente as pessoas, diminuindo as hospitalizações”, diz Marijane Paese, integrante do Observatório Regional da Saúde e vice-presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade que encampa o Unidos por Bento.

O consultório está sob coordenação do pneumologista Alexandre Pressi e conta com uma junta composta por outros cinco médicos e uma enfermeira. As consultas devem ser agendadas através de um canal específico, o Ouvidoria Covid-19, criado especialmente para essa função, pelos telefones (54) 3454.1652, 3055.3050 e 3052.0331.