Notícias

Desafio Voluntário estimula solidariedade entre a comunidade bento-gonçalvense

Iniciativa proposta pela ONG Parceiros Voluntários, em Bento Gonçalves mantida pelo CIC-BG, convida sociedade para a realização de atividades solidárias durante o mês de agosto. A participação é aberta a todos

 

A solidariedade pode transformar a realidade social – e quanto maior o número de elos engajados nessa corrente positiva, mais relevantes os resultados dessa mudança. Comprometida em expandir a mobilização coletiva e fazer crescer o fomento ao bem comum, a Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves convida a comunidade a participar do Desafio Voluntário 2018.

Criada para valorizar o Dia Nacional do Voluntariado – celebrado todo 28 de agosto – a campanha quer inspirar especialmente as empresas e organizações a experimentarem o exercício da cidadania. “Nosso intuito é convidar as pessoas jurídicas a descobrirem o voluntariado: como ele transforma as vidas de quem recebe a ação, mas, principalmente, engrandece quem pratica o gesto. Essa é uma ferramenta muito valiosa para motivar e engajar colaboradores à cultura da empresa, criando o hábito da responsabilidade social”, avalia a coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi.

A participação é bastante fácil e prática: o primeiro passo é registrar até o dia 17 de agosto a sugestão de ação que a empresa pode oferecer. Essa iniciativa pode ser na área cultural, educacional, ambiental ou social em prol da comunidade. Depois, é preciso escolher quem será beneficiado pela ação a ser desenvolvida – escolas, organizações sociais, creches, praças, hospitais, etc. Feito isso, basta colocar o trabalho em prática entre os dias 26 e 27 de agosto e publicar fotos das atividades nas redes sociais com a #DesafioVoluntárioSerraProdução. A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves pode ajudar quem está estreando no projeto, com dicas e orientações para facilitar a organização dos trabalhos.

O Desafio Voluntário é promovido pela Serra Produção – organização que compreende, nessa edição, os CICs de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Prata, Marau e Vacaria.

 

Exemplo a ser seguido

Com ações solidárias que percorrem o ano inteiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Bento Gonçalves, participa frequentemente do Desafio Voluntário. Em 2017, por exemplo, a instituição promoveu um dia especial aos idosos do Lar do Ancião. No dia 25 de agosto, o Projeto COMpaixão – encampado pelo IFRS – reuniu estudantes voluntários, professores e a invernada artística do DTG Cultura Sem Fronteira para promover uma tarde de descontração com os vovôs do lar.

Na ocasião, várias partidas de bingo, apresentação de danças tradicionalistas gaúchas e um baile – com o gaiteiro Ivan Bucco – alegraram os idosos do local. “Nos sentimos muito felizes e gratos pela oportunidade de termos compartilhado momentos como esse”, comenta a coordenadora do COMpaixão, Kelen Rigo. Nesse ano, a ideia do projeto é realizar novamente a ação, integrando ainda mais voluntários em prol da causa.

O COMpaixão é um projeto de extensão do IFRS - Campus Bento Gonçalves, em conjunto com a ONG Parceiros Voluntários, articulando ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover a vivência da ética e dos valores humanos, aliada ao amor pelo voluntariado.

 

Sobre o ato de voluntariar

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 20 anos. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. As ações variam conforme o interesse de cada instituição ou indivíduo. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 2105-1999.