Notícias

Conheça as sedes das entidades

CIC-BG valoriza representatividade e tradição

A nova sede do CIC-BG é um espelho de Bento Gonçalves. Em suas paredes, imagens da cidade e de sua força fabril estampam a pujança econômica e a vocação turística do município que a entidade ajudou a representar, trazendo dividendos em infraestrutura, competitividade e dinamismo há mais de 100 anos. Por isso, a escolha da tradição como elemento norteador dos ambientes que se espalham por uma estrutura de 421m2 no Centro Empresarial, à base de cores neutras e detalhes em pedra, representando a solidez da instituição. Na área de convivência, duas TVS de 49 polegadas mostram imagens institucionais e uma linha do tempo da ExpoBento, que será atualizada conforme as novas edições irão ocorrendo – poltronas e uma cozinha funcional integradas fazem parte deste ambiente. Essa área também dá acesso às salas de reuniões. São quatro espaços temáticos – Sala Indústria, Sala Comércio, Sala Serviços e Sala 100 Anos – que estão equipados com iluminação adequada e forro acústico para os associados poderem usufruir e fazer suas reuniões.

A sala principal, chamada Sala CIC, tem capacidade para 30 pessoas e está dotada de equipamentos como tela retrátil e persianas automatizadas, além de painéis que contam a história da entidade através das décadas. A maior área do complexo destina-se à equipe de trabalho, com um conceito que é a própria gênese do CIC, o associativismo: uma grande mesa em que todos os setores da entidade trabalham de forma integrada.

 

Mobilidade e design norteiam projeto do Sindmóveis

Para quem é de Bento Gonçalves, a ideia sugestiva empregada nas palavras “Somos Móveis” é a essência de uma cidade que se movimenta por meio de suas indústria moveleiras. A principal força industrial do município tem em seu sindicato patronal, agora estabelecido no Centro Empresarial, justamente este poder de ser flexível – de se mexer e de se adaptar a novas realidades.

O conceito “Somos Móveis” está expresso logo na entrada do Sindmóveis, que tem uma área total de 421m2. Lá, tudo está integrado, da recepção às salas de reuniões, sem esquecer os parâmetros que ajudaram essa indústria a dar o título de maior polo moveleiro do país a Bento Gonçalves: a tecnologia e o design. O Vitrine Salão Design, espaço contíguo à entrada, mostra alguns produtos que se destacaram no prêmio, uma realização do Sindmóveis – seguindo o preceito da flexibilidade, eles mudarão conforme a necessidade de renovação do espaço.

Com exceção de três espaços para reuniões – Sala Brasil, Sala América Latina e Sala Rio Grande do Sul – que receberam rebaixo em gesso, o espaço tem laje de concreto aparente, assim como a tubulação elétrica e outros dutos, a fim de dar ideia de mobilidade. O conceito também está na sala principal de reuniões, a Bento Gonçalves, com suas 12 mesas triangulares – que podem assumir outros formatos –, cozinha funcional e uma espécie de arquibancada com almofadas, lugar tanto para um descanso momentâneo como para contemplar um vídeo ou assistir uma palestra.

 

Movergs mostra seu olhar para o mundo do móvel

Um mapa-múndi localiza as principais feiras moveleiras na ala de entrada da Movergs, a entidade gaúcha com sede em Bento Gonçalves e visão voltada para o mundo do móvel. Num espaço total de 203m2, também está uma grande área de reuniões, chamada de América e Brasil e que pode ser tanto integrada num único espaço como dividido em dois.

A entidade também dispõe de uma área para a equipe de trabalho, que fica centralizada em diversas ilhas, segmentadas por setores como comercial e marketing. Seguindo a mesma ideia do CIC e do Sindmóveis, uma cozinha foi integrada ao ambiente.

Fazendo jus à sua representatividade, a madeira se destaca como elemento de composição principal dos espaços – que ainda ganharam toques de metal. Painéis estão espalhados por todo o escritório contando um pouco sobre as feiras e os projetos institucionais encampados pela Movergs.

 

Crédito das fotos: Jeferson Soldi