Notícias

CIC-BG: compromisso com o futuro e responsabilidade cidadã

CIC-BG: compromisso com o futuro e responsabilidade cidadã

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves tem desempenhado um papel importante não apenas na representação dos interesses da classe produtiva, mas também no convencimento da participação da categoria no processo eleitoral.

Beira à ingenuidade acreditar que possamos melhorar o país sem nos envolvermos com a política. Precisamos parar com o senso comum que nos leva a acreditar que todos políticos são todos iguais. Não são – e só nosso envolvimento com essas questões nos mostrará isso. Se ficarmos passivos diante dos descalabros todos os dias noticiados, aí sim essa prática tenderá a se perpetuar no país.

Ao longo dos últimos meses, o CIC-BG protagonizou uma campanha para trazer a política ao centro do debate, pois acreditamos que nossa associação também deve exercer seu papel de liderança na comunidade como uma difusora de conhecimento. É a partir dele que temos mais esclarecimentos na hora de tomarmos nossas decisões.

Foi a forma que encontramos de manter esse assunto na pauta justamente para que, nesse importante momento do país, estivéssemos mais preparados do que simplesmente cumprir um dever cívico. Nossa intenção foi incentivar as pessoas de nossa comunidade a debater, pesquisar e conhecer a história dos candidatos, fazendo com que elas se engajassem no processo.

Através dessa participação, estamos exercendo, dentro da legalidade e do processo democrático, nosso poder como legitimador de nossa liberdade. A importância do voto não se encerra nas eleições, ela está atrelada a escolhas que afetam diretamente nossa existência, pois estamos concedendo aos representantes que escolhemos o direito de governar nossa vida.

O CIC-BG acredita que cada voto representa uma esperança, portanto, todo voto é influente e capaz de significar melhorias ao Brasil. Ele deve ser valoroso a ponto de só ser negociável pelo convencimento de ideias, jamais por dinheiro e nunca por obrigação.


Elton Paulo Gialdi
Presidente do CIC-BG