Notícias

Bento Gonçalves resgata a sua maior festa popular

 

Festa Nacional do Vinho ocorrerá em conjunto com a ExpoBento, em junho, em Bento Gonçalves

 

A 16ª edição da Festa Nacional do Vinho, que o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves assumiu o desafio de retomar em 2019, será um resgate das raízes e da proposta original desse evento icônico na história da cidade, realizado pela primeira vez mais de cinco décadas atrás. Os conceitos de celebração comunitária e enaltecimento da bebida símbolo do município serão marcantes no rol de atrações que estão sendo planejadas – e foram antecipadamente compartilhadas em um jantar promovido na sede da entidade, na noite de 28 de novembro.

“A Festa Nacional do Vinho preencheu seu propósito de valorizar a produção vitivinícola do município, já famosa na época. E fez mais do que isso: deu tão certo que lançou Bento Gonçalves na era do desenvolvimento. Por isso, o CIC-BG, cumprindo seu papel de entidade ligada às causas da cidade, orgulha-se de liderar o movimento que está trazendo a Fenavinho de volta à vida”, diz o presidente Elton Paulo Gialdi. Embora o formato ideal do evento ainda não esteja definitivamente consolidado, pois será construído de forma colaborativa, com a opinião e participação efetiva da comunidade, sua realização em 2019 já é certeira. “Formamos um comitê de representantes, jovens líderes com energia contagiante, que desenvolverão as ações necessárias para criar uma grande festa Raiz”, adianta Gialdi.

Em 2019, a Fenavinho ocorrerá junto com a ExpoBento – de 13 a 23 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Quem visitar encontrará uma proposta de acolhida no melhor estilo das festas italianas, homenageando a herança cultural semeada pelos imigrantes que colonizaram a região. “O público terá contato com uma variedade de projetos que contemplam diferentes áreas. Além disso, o visitante poderá fazer uma verdadeira viagem pelo encantador mundo do vinho e de suas expressões”, antecipa Diego Bertolini, coordenador do comitê instituído pelo CIC-BG para cuidar dos preparativos da festa.

 

Em cena, o Vinho

Protagonista da festa, o vinho brilha como elo conector de todas as atrações da Fenavinho. Dezenas de vinícolas expositoras apresentarão e comercializarão seus produtos, compartilhando com o público a evolução do setor local – hoje referência em termos de tecnologia e qualidade, como bem comprovam as honrarias e titulações recebidas pelos rótulos brasileiros em concursos e premiações ao redor do mundo. Uma Enoteca mostrará os vinhos nacionais, suas regiões de procedência e principais condecorações.

Incentivando a apreciação desses produtos, Cursos de Degustação atenderão aos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos acerca de vinhos, espumantes e sucos, com o amparo técnico de enólogos. Quem quiser conhecer mais sobre a história da bebida dos deuses poderá visitar os memoriais temáticos, ricos em informações. Depois dessa contextualização, um Túnel do Tempo conta a trajetória de mais de 50 anos da Fenavinho – espaço museológico com exposição que mostrará fatos, fotos, objetos – indumentária das Imperatrizes, como também evidenciará os atores sociais que construíram essa história.

Resgate cultural e promoção de experiências

Uma das atrações já confirmadas para a Fenavinho 2019 é a Vila Típica, integrada à área gastronômica e ao espaço da agroindústria e das vinícolas. “A proposta é recriar ambientes de época, revitalizando expressões da cultura regional local. Queremos transmitir esses conceitos por meio de vários campos do patrimônio cultural: arquitetura colonial, artesanato, hábitos e costumes, vinho colonial, gastronomia, teatro, música entre outros – sempre com janelas interativas para a participação do público”, diz Bertolini.

Recriando a atmosfera das praças, tradicionais pontos de encontro e convivência comunitária nas cidades do interior, espaços abertos, de integração, sediarão, de forma permanente, apresentações cênicas, artísticas e musicais. Nesses locais também será possível conhecer o trabalho das agroindústrias familiares, com produtos típicos e artesanais.

Imprescindível quando o assunto é tradição italiana, a fartura gastronômica é outro destaque da Fenavinho 2019. O visitante poderá apreciar pratos típicos dessa culinária e reviver experiências como o Filó Italiano. Haverá, também, espaços reservados para a alta gastronomia, inclusive com a realização de cursos ministrados por chefs, e aulas de harmonização, unindo culinária e vinho.

Para as crianças, a Fenavinho recria a Piccola Città, espaço com ações na área da educação patrimonial, lazer e recreação dirigida ao público infanto-juvenil.

O comitê da Fenavinho também está trabalhando no planejamento de ações paralelas, que remetem à essência da festa – entre elas, a oferta de Vinho Encanado na Via Del Vino, na região central da cidade – que está confirmada para ocorrer no próximo ano, nas duas semanas que antecedem a festa e a feira. Há, ainda, projeto para a realização de desfiles de carros alegóricos e escolha das Soberanas

 

CIC-BG encampa desafio de retomar a festa ícone de Bento Gonçalves

Coube ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves encampar a mobilização que permitiu a retomada da Fenavinho já no próximo ano. A força-tarefa protagonizada pela entidade engajou não só sua diretoria – atual e de gestões anteriores – mas também o poder público municipal, os Instituidores da Fenavinho (representantes das entidades idealizadoras da festa, 50 anos atrás), uma série de outros envolvidos – com o objetivo de viabilizar seu resgate. “Foi um longo caminho até chegarmos aqui. Tivemos aproximadamente 45 reuniões, mais de 80 horas de negociações. Agora, sob a guarda do CIC-BG, a marca Fenavinho tem a garantia de bom zelo, do cuidado, da administração responsável e equilibrada deste grande patrimônio”, diz o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi.

Um dos principais entraves que inviabilizou a continuidade da Fenavinho – realizada pela última vez em 2011 – foi o passivo financeiro acumulado: em valores corrigidos, mais de R$ 3,5 milhões. Boa parte das tratativas do CIC-BG consistiu em negociar os processos ajuizados e, também, articular com os credores morais (aqueles que mesmo tendo valores a receber da Fenavinho, não recorreram à justiça). “Conseguimos chegar em um montante viável para o pagamento e resgate de forma honrosa e respeitável. Faço questão de agradecer a todos os credores que foram chamados para as negociações e, sensibilizados pelo projeto de resgate desta querida festa, foram flexíveis e sensatos, em acordos razoáveis e justos. Sem essa demonstração de boa vontade não teríamos conseguido chegar a valores viáveis para a solução definitiva do impasse financeiro”, conta Gialdi. 

O próximo passo do CIC-BG é planejar a continuidade sustentável da Fenavinho. “Inicialmente, devemos realizar a festa em 2019 e 2020 juntamente com a ExpoBento.  A partir de então, a Fenavinho passa a ser bianual, sempre nos anos pares, no período do ano que mais convier aos interesses coletivos da maioria, e consolidando-se como um evento distinto. Assim, Bento Gonçalves terá sua festa, a Fenavinho, e sua feira, a ExpoBento”, comenta o presidente.

 

Soma de forças que gera benefícios

Consolidada como maior feira multissetorial do país, a ExpoBento desfila, há 29 edições, um rol de atrações que tem atraído, ano após ano, público visitante superior às 200 mil pessoas – e impulsionado uma movimentação financeira para Bento Gonçalves que supera os R$ 40 milhões em negócios.

Para 2019, um atrativo extra promete agregar ainda mais valor a sua programação: a Fenavinho. “Em 2019, a ExpoBento acolhe a Fenavinho, compartilhando sua solidez, credibilidade e tradição. Mas também receberá muito em troca: uma festa que mexe com o coração de muitas gerações e, de forma intrínseca, desperta paixão, é amada por todos os bento-gonçalves. A integração dessas duas forças só tem a somar: ganha a ExpoBento, a Fenavinho e, sobretudo, nossa comunidade”, comenta o diretor-geral da ExpoBento 2019, Rogério Capoani.

De forma conjunta, a diretoria da ExpoBento 2019 e o comitê da Fenavinho 2019 trabalharão pelo propósito de unir dois eventos que são ícones da história de Bento Gonçalves e ofertar ao público uma experiência harmônica e prazerosa, equilibrando feira e festa. “Desta forma, iniciaremos uma caminhada conjunta, estabelecendo diretrizes e condições favoráveis para uma sólida e sustentável engrenagem no planejamento a longo prazo desta tão querida e respeitada Fenavinho, a exemplo do que acontece com a ExpoBento”, diz.

O resgate da essência comunitária que a retomada da Festa Nacional do Vinho foi enaltecido, também, pelo prefeito Guilherme Pasin. “Obrigado ao CIC-BG por estar à frente dessa empreitada. Mais do que economia, turismo ou qualquer outro dos incontáveis ganhos que essa ação trará, estamos fortalecendo nossa comunidade”, disse. Apoiando a iniciativa, a Câmara de Vereadores manifestou o apoio do legislativo às propostas que estimulam o desenvolvimento municipal. “São projetos inspiradores e que darão certo com o envolvimento de todos nós”, disse o vereador Eduardo Veríssimo.

 

Conheça o Comitê da Fenavinho 2019

Coordenação: Diego Bertolini

Cultura e Relação com a Comunidade: Rodrigo Parisotto

Eventos: Roberto Cainelli Jr

Gastronomia: Marcos Giordani

Marketing: Rodrigo Valério

Turismo: Gabrielle Rodrigues

Vinho: Bruna Cristófoli

Vinícola \ Institucional: Daniel Panizzi

 

Conheça a diretoria da ExpoBento 2019

Diretor geral: Rogério Capoani

Diretor Jurídico: Gabriel Luchese

Vice: Andresa Provenzi

Diretor de Projetos: Cesar Anderle

Vice: Adelgides Stefenon

Diretor Industrial: Gilberto Durante

Vice: Humberto Giacomello

Diretor de Serviços e Alimentação: Willian Rizzi

Vice: Adriano Ferronatto

Diretor de Marketing: Rodrigo Valério

Vice: Bruna cenci e Mayara Poletto

Diretora Financeira: Jussara Canabarro

Vice: Flávia Gallon Anceski

Diretor de Eventos: Bruno Benini

Comercialização: José Carlos Zortéa

 

SERVIÇO:

O que: ExpoBento 2019 e Fenavinho

Quando: 13 a 23 de junho de 2019

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Mais informações: www.expobento.com.br