Notícias

CIC-BG/ExpoBento destinam mais de R$ 1,1 milhão em ações para a comunidade

O compromisso do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do município revela-se em cada umas das diversas ações e projetos encampados pela entidade com a finalidade de beneficiar a comunidade – e retribuir, de forma concreta, o apoio e acolhida recebido ao longo de sua história. Compartilhando com a sociedade a relevância dessa atuação, o presidente da entidade, Laudir Miguel Piccoli, apresentou à Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, durante a sessão ordinária do dia 14 de agosto, um relatório com algumas das principais participações concretizadas em 2016.

A prestação de contas demonstrou, de forma transparente e objetiva, como CIC-BG/ExpoBento atuam de modo determinante em favor de Bento Gonçalves – só no ano passado, foram destinados mais de R$ 1,1 milhões à comunidade – em incentivos às empresas locais; fomento ao turismo, economia e esportes; investimentos sociais e auxilio a projetos sociais – entre outras ações (confira resumo abaixo). “Em seus mais de cem anos de tradição, o CIC-BG vem sedimentando um histórico sólido de contribuições que beneficiam diversas esferas da sociedade bento-gonçalvense. Trabalhando com ética, imparcialidade e, principalmente, sempre colocando os interesses coletivos acima de qualquer objetivo pessoal, a entidade tem conseguido devolver à comunidade, na forma de ações reais, um pouco das contrapartidas e incentivos recebidos. Assim, encampamos um modelo de trabalho em que todos saem ganhadores – especialmente nossa cidade. É motivo de grande orgulho para nossa diretoria compartilhar esse retorno com a sociedade”, disse.

Em 2016, foram mais de 30 ações com subsidio ou apoio do CIC-BG/ExpoBento, em diferentes âmbitos. Conheça alguns dos destaques:

Fomento à economia
Estimulando a geração de negócios, o CIC-BG ofereceu condições facilitadas para que as empresas locais participassem da ExpoBento, com descontos na aquisição de espaços para exposição. Ainda durante a feira, garantiu relevantes subsídios à área vinícola, facilitando a participação dos estabelecimentos no encontro. De forma complementar, fomentou a presença da Agroindústria Familiar na ExpoBento, permitindo aos produtores rurais exporem seus produtos a um público de mais de 200 mil pessoas.

Especificamente para o comércio, o CIC-BG, em parceria com outras entidades de Bento Gonçalves, colaborou com a decoração de Natal da cidade, contemplando as regiões centrais e o bairro Planalto. A ambientação temática é um importante estímulo para os negócios do varejo, atraindo consumidores às compras.

Outro projeto significativo desenvolvido em favor da comunidade empresarial foi a edição da Revista Panorama Socieconômico, publicação anual que serve como ferramenta de consulta para diferentes áreas com relação aos dados econômicos de Bento Gonçalves.

Promoção de eventos
Incentivando de forma combinada o turismo, a economia, o lazer e a cultura no município, CIC/ExpoBento fomentaram a realização de importantes eventos no município, entre eles o Mesa ao Vivo, projeto com aulas de gastronomia ao vivo dentro da ExpoBento, com participação de chefs da cidade e de outros Estados, com repercussão nacional. Ainda durante a feira, a entidade promove o MotoSerra, maior encontro de motocicletas da região, recebendo público de diversas partes do país.

Também houve colaboração para a realização da Semana Italiana, valorizando a cultura local. A entidade também é a promotora da Sparkling Night Run, corrida noturna consolidada no calendário de atividade em Bento Gonçalves, que contou com mais de 700 inscritos em sua última edição, movimentando a rede hoteleira e gastronômica da cidade e agindo, também, como indutora do turismo.

Investimentos em segurança
O CIC-BG fez relevantes contribuições na área da segurança pública, com repasse de verbas ao CONSEPRO (revertendo uma porcentagem da venda dos ingressos da ExpoBento para o órgão), e, também, subsídios para custeio das operações da Polícia Civil (combustível).

Melhorias estruturais
Contribuindo para a melhoria das condições infraestruturais de Bento Gonçalves – diferencial extremamente relevante na captação de negócios e, consequentemente, fomento à economia, com geração de renda e empregos, o CIC-BG colaborou com a reforma do Aeroclube, auxiliando a Prefeitura de Bento Gonçalves na finalização do empreendimento. Também a Fundaparque foi beneficiada pela entidade – que arcou com parte das custas para quitação da penhora dos alugueis e, ainda, em melhorias estruturais, como reforma nos banheiros dos pavilhões e aquisição de central de gás, beneficiando diretamente as feiras de negócio sediadas no município.

Assistencialismo social
Fortemente comprometidos com a promoção do bem-estar social da comunidade onde está inserido, CIC-BG/ExpoBento contribuem de forma ativa com diversas promoções assistenciais e suporte ao trabalho de entidades idôneas que atuam no município. Em 2016, projetos como Leãozinho do Bem, Sonho de Menina Moça, Ação entre Amigos, Padrinhos na Escola foram diretamente beneficiados. Também diferentes entidades (Abraçaí, Lar do Ancião, APAC, APAE e Liga de Combate ao Câncer, entre outras), receberam doações para a manutenção de suas atividades.

Incentivo ao esporte
Acreditando no esporte como instrumento de transformação social, CIC/ExpoBento confirmaram patrocínio à temporada do Clube Esportivo, incentivando o clube local à avançar em sua trajetória. Também houve promoção para viabilizar a pré-temporada do Esporte Clube Juventude no município, colaborando com a movimentação da rede hoteleira. Somado a essas ações, o CIC-ExpoBento foram patrocinadores do projeto social infantil realizado pelo Bento Vôlei.