Notícias

Força-tarefa busca soluções em segurança para Bento Gonçalves

Comitiva formada por representantes da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Segurança, Brigada Militar, CIC-BG e CONSEPRO esteve na maior feira da América Latina especializada atualizando conhecimentos

Usufruir um ambiente social com boas condições de segurança é desejo de todas as pessoas – da mesma forma que colaborar para formatação dessa realidade é uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade. Cientes da necessidade de criar uma força de trabalho colaborativo em busca desse objetivo, representantes do Poder Executivo Municipal, da Secretaria de Segurança Pública, da Brigada Militar, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) estiveram atualizando conhecimentos na LAAD 2017. A feira, maior da América Latina no segmento de segurança e defesa, iniciou dia 04 e segue até 07 de abril no Rio de Janeiro reunindo mais de 600 expositores de 41 países apresentando as mais atuais e eficientes soluções do setor.

Engajada no desafio de buscar ferramentas capazes de contribuir com a meta de tornar Bento Gonçalves uma cidade mais segura para seus habitantes, a comitiva visitou o encontro para pesquisar tecnologias e equipamentos com possibilidade de implementação no município. Além de acessar informações atualizadas sobre segurança corporativa, eles puderam participar de debates acerca de gestão e políticas públicas para o tema. Participaram do evento o vice-prefeito Aido Bertuol; o Tenente-coronel e Secretário Municipal de Segurança, José Paulo Iahnke Marinho; o Coronel Andreis Silvio Dal'Lago; o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, tenente-coronel Glauco Alexandre Braga; o major Álvaro Martinelli; o presidente do CIC-BG, Laudir Miguel Piccoli, e o presidente do Consepro, Elton Gialdi.

Entre as novidades conferidas, destaque para o software que permite reconhecer infratores facialmente e placas de carros furtados. Aliado às câmeras de vigilância, esse recurso é uma alternativa que pode agregar muito mais agilidade e eficiência às ações policiais. A interlocução, principalmente com as empresas que fornecem as mais modernas tecnologias para os municípios nas ações de vídeo-monitoramento, foi de suma importância para o início das atividades de cercamento eletrônico e implementação do centro de comando e controle em Bento Gonçalves, de acordo com o vice-prefeito Aido Bertuol.

O encontro permitiu, também, alinhar prioridades e ações estratégicas integradas para implantação de projetos em Bento Gonçalves. “Um dos pontos mais representativos dessa visita foi evidenciar a importância da formação de uma aliança entre todos os envolvidos com as práticas de segurança no município – sejam elas inciativa pública ou privada. É fundamental, neste momento em que a criminalidade, em suas diversas formas, toma proporções crescentes, unirmos forças em busca de soluções práticas. Não podemos simplesmente adotar uma postura passiva e ficar à espera de resoluções. Precisamos, sim, trabalhar para que elas realmente sejam aplicadas, pelo bem de todos. Esse compromisso ficou solidamente firmado pela comitiva durante a visita a LAAD”, conta o presidente do CIC-BG, Laudir Miguel Piccoli.

Ainda durante o encontro, a entidade representante dos setores da indústria, comércio e serviços de Bento Gonçalves formalizou convite ao Comandante Geral da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Coronel Andreis Silvio Dal'Lago, para palestrar sobre segurança pública aos empresários e comunidade de Bento Gonçalves. O encontro deve ser agendado em breve. Na oportunidade, o chefe da corporação também visitará as instalações do 3º BPAT, conhecendo o alojamento construído pelo CONSEPRO no quartel da Brigada Militar. Entregue à comunidade no mês de março, a estrutura oferece condições de conforto com sanitários individualizados, beliches e armários privativos, além de ar condicionado para garantir as melhores condições de permanência dos policiais. No total, são três cômodos, com capacidade para receber até 30 soldados. “Graças à soma de esforços da iniciativa privada e da comunidade, Bento Gonçalves tem um diferencial importante no que se refere à disponibilidade de receber cursos de formação de novos policiais militares, medida que também pode facilitar a vinda de reforço para atuar na região e permanência de parte do efetivo na cidade. Esse trabalho é motivo de orgulho e precisa ser conhecido e compartilhado com todos como exemplo positivo a ser seguido”, avalia o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Elton Gialdi.