Notícias

Parceiros Voluntários promove ação na escola estadual Anselmo Luigi Piccoli

      Profissionais da estética Jane Beauty e da Barbearia JB atenderam cerca de 65 crianças, oferecendo seus serviços gratuitamente aos alunos

     Uma empresa bem-sucedida é medida pelo tamanho de seu rendimento e, também, pelo grau de engajamento e contribuição social. Esse tipo de grandeza fica evidente nos participantes do ‘Voluntário Pessoa Jurídica’ – projeto da Parceiros Voluntários que eleva o envolvimento das empresas à esfera prática, como ocorreu na quarta-feira, dia 15. Cerca de 10 profissionais do Centro Estético Jane Beauty e da Barbearia JB dedicaram a manhã para atender crianças da escola estadual Anselmo Luigi Piccoli.

      Cadeiras reposicionadas, espelho apoiado no quadro negro, secadores, tesouras, escovas sobre as classes e muita boa vontade transformaram a sala normalmente usada para atividades pedagógicas em um verdadeiro estúdio de beleza. Cerca de 65 alunos, estudantes do 1º ao 5º ano da tarde, tomaram o corredor, em fila, à espera de uma mudança no visual. Thainá Marques, de 10 anos, foi uma delas. Do time que prefere cabelos longos, deixou claro que queria apenas aparar as pontas. “Eu tenho dó de cortar, por isso sempre cuido a fase da lua, daí cresce mais. Hoje só quis fazer um retoque”, diz, enquanto mostra os fios, que quase alcançam a cintura.

      Teve também quem foi acompanhado pelos pais, como o Lucas de Araújo, de 7 anos, do segundo ano. Ele é filho da merendeira Lorena de Araújo, que trabalha na Anselmo e deu uma espiadinha no pequeno antes da primeira tesourada. “Acho ótimo esse tipo de iniciativa. Se desse, eu cortava também”, brinca Lorena.

Pagamento em forma de sorrisos

        A coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi, explica que todos os meses uma instituição é visitada e recebe a ação social, com o objetivo de aproximar empresa e comunidade. “O envolvimento direto da equipe é importante porque, além de fortalecer a imagem do empreendimento, permite aos colaboradores terem consciência do seu papel enquanto agentes de mudanças”, diz.

     Esse é o segundo ano que Janete Gregio – ou apenas Jane, como é conhecida a proprietária do salão que leva seu nome – participa do VPJ. Antes disso, porém, ela já se envolvida em ações semelhantes. Embora acostumada a trabalhar com crianças na estética, reconhece que na escola o clima é outro. “A transformação é incrível! Eles chegam com aquelas carinhas tímidas e quando se olham no espelho, depois do corte, surge aquele sorriso. Acabamos trabalhando com a autoestima deles. É muito bom”, diz.

        Quem também curtiu a energia dos pequenos foi a auxiliar de cabeleireiro Débora Viana, que trabalha no Jane Beauty há sete meses. Nessa interação, ajudou a secar e a trançar o cabelo das meninas. “É a primeira vez que participo e achei muito legal. É uma experiência nova”, conta.

Para ser voluntário

     A Parceiros Voluntários acredita que o exercício da cidadania, a partir da prática do voluntariado, é indispensável para a transformação da realidade social. Por isso, a ONG, que é mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias. “Quando uma pessoa ou empresa decide abraçar a função voluntária todos acabam ganhando, não só quem é ajudado, mas quem ajuda. Cada um é importante nessa rede do bem, podendo fazer a diferença”, destaca Angélica Somenzi, coordenadora da Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves. Interessados em fazer parte da Parceiros Voluntário podem entrar em contato pelo telefone (54) 2105.1999.