Notícias

Consepro Bento Gonçalves: os cinco pilares de atuação da entidade no próximo biênio

Consepro Bento Gonçalves: os cinco pilares de atuação da entidade no próximo biênio

Presidente eleito para 2021 e 2022, Adriano Marcelo De Bacco destaca propostas para potencializar o trabalho da fundação em prol da segurança pública do município

O ano de 2021 chegará renovado para a Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves. Sob nova gestão até 2022, a entidade prevê o fortalecimento de ações e avanços em prol das forças policiais do município nos próximos dois anos. Para alcançar tais objetivos, o empresário Adriano Marcelo De Bacco, presidente eleito, assegura: o órgão será o elo entre comunidade e poder público no amparo aos agentes que promovem a segurança pública bento-gonçalvense.

A gestão assertiva, que direciona o foco às principais demandas do setor, será o pilar central para balizar a atuação do Consepro. A partir dele, De Bacco irá propor cinco ramificações com o intuito de potencializar e dosar esforços que se revertam, efetivamente, em benfeitorias às polícias do município. São elas:

1) Fortalecimento do policiamento comunitário

Ano após ano, o policiamento comunitário tem se apresentado como um dos principais incentivos que Bento Gonçalves oferece aos policiais que chegam à cidade ou que têm o intuito de permanecer no município. No mês de junho de 2020, essa parceria público-privada foi renovada por mais cinco anos. Por isso, o presidente eleito buscará fortalecer os benefícios já existentes no programa e prospectar outros estímulos para solidificar esse vínculo criado entre moradores e policiais a partir da iniciativa.

"O policiamento comunitário é um convênio que temos, juntamente com o Estado e a Prefeitura, que versa no controle do estacionamento rotativo e oferece assistência a 49 policiais (37 militares e 12 civis). A oferta concede subsídios em alimentação como forma de incentivar a permanência no local", pontua. Em paralelo, a entidade atua com o projeto 'Policial Amigo', no qual estabelecimentos comerciais são convidados a receber agentes da segurança pública durante a rotina de policiamento nas ruas – oferecendo café, água, wi-fi e banheiro, enquanto a presença dos policiais amplia a sensação de segurança nas redondezas do estabelecimento – e ainda demonstram seu apoio ao Consepro.

2) Articulação junto ao poder público

Embora a iniciativa privada e a sociedade civil desempenhem uma importante tarefa no fortalecimento da segurança, é incontestável o papel do poder público em prol das forças policiais – afinal, esse é um direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros. Com isso em mente, a entidade projeta, monitora e cobra um comprometimento com a aplicação assertiva dos recursos destinados ao setor, porém, entende que o papel da sociedade civil se apresenta como essencial para uma segurança de qualidade.

"Nossas ações e realizações só serão maiores quando tivermos uma comunidade engajada em projetos de segurança pública. Sabemos que é um dever do Estado, mas não podemos depender da forma constitucional para termos os avanços que necessitamos. Temos que seguir os objetivos para darmos continuidade a esse trabalho de apoio aos órgãos de segurança do município", considera De Bacco. Dentro desse contexto, ele também lembra a importância do Masterplan – um guia, do qual o Consepro fez parte, formulado por atores sociais para direcionar o poder público sobre o futuro de Bento Gonçalves nos próximos 20 anos.

3) Reforço na campanha antidrogas

O consumo de drogas é um fator intimamente ligado a problemas culturais e estruturais da sociedade. Diante disso, o Consepro alinha reforços para ampliar o alcance da campanha de conscientização da população jovem a respeito dos malefícios do uso desses ilícitos – tendo em vista que no ano de 2020 essa iniciativa acabou sendo adiada em virtude das restrições da pandemia. "Pretendemos dar continuidade a esse projeto bem sucedido e muito importante socialmente. Para isso, contamos com ajuda comunitária a fim de ampliarmos a divulgação e conscientizarmos sobre as consequências que as drogas provocam nas famílias e na sociedade", ressalta. A ideia é retomar as palestras em escolas do município ao longo do ano.

4) Buscar apoio do empresariado

Composto por integrantes da iniciativa privada, o Consepro se apresenta como um importante elo que liga as empresas à efetiva contribuição para a segurança. Assim, a proposta da gestão é traçar estratégias para aumentar a adesão e potencializar o envolvimento do empresariado nas ações encampadas pela entidade. "O trabalho da diretoria do Consepro é voluntário. São pessoas que se dispuseram a contribuir para uma sociedade segura e melhor – esse é nosso compromisso social. Por isso, almejamos transmitir a mensagem de que qualquer cidadão e, de forma ainda mais especial, as empresas estão convidadas a fazer parte dessas ações", reforça.

5) Conscientizar a comunidade sobre o papel do Consepro

O esforço coletivo sempre foi a essência que conduziu os mais de 30 anos de atuação do Consepro em Bento Gonçalves. Dentro dele, o chamamento para que o bento-gonçalvense colabore com as causas da segurança da cidade fica ainda mais evidente com a campanha anual de contribuição espontânea junto à cobrança do IPTU. Porém, em 2020 houve uma queda na arrecadação frente o ano anterior. Por isso, De Bacco considera a conscientização da população sobre a importância dessa contribuição como um dos principais desafios da gestão.

"Para que a campanha de 2021 possa apresentar bons resultados, já estamos atuando junto à prefeitura para tornar esse projeto mais eficiente – tanto na emissão dos carnês quanto ao tempo hábil na divulgação e recebimento dos boletos. Necessitamos que toda a população se conscientize a participar e a contribuir, pois, efetivamente, muito já foi feito e muito mais será realizado. Não podemos deixar uma viatura da polícia parada por causa de uma sinaleira ou farol quebrado, por exemplo. Temos que oferecer subsídios para agilizar processos. Esse é o entendimento prático que devemos transmitir", enfatiza.